terça-feira, 24 de julho de 2012

Catedral de São Pedro de Alcântara

Originalmente, a Igreja Matriz de Petrópolis era um modesto edifício localizado em frente ao Palácio Imperial, mas a construção de uma nova Matriz já estava prevista, no lugar atual, no plano de urbanização de Petrópolis, datado de 1843.

Em 1871 foi decidida oficialmente a construção de uma nova Matriz, porém ainda demoraria a materializar-se. Somente em 1884, o autal edifício da catedral começou a ser construído.

A Catedral sendo construída, ainda sem a torre


A matriz foi construída em estilo neogótico francês do século XVIII, obteve sua pedra fundamental em 1884, com o patrocínio de D. Pedro ll e da princesa Isabel. Construída em alvenaria de pedra aparelhada e apresenta obra de cantaria em granito.


No seu interior há obras esculpidas em mármore de Carrara, havendo grande destaque a Capela Imperial que fica situada à direita na entrada principal da Catedral, em mármore, ônix e bronze onde se situa o sepulcro com relíquias dos Santos Mártires, São Magno, Santa Aurélia e Santa Thecla.

Alem disso no local também existem pertences e fragmentos de sítios caros a D. Pedro ll ( cruz central, feito de granito preto da Tijuca). No centro da capela, está uma lapide de mármore de Carrara, com as estátuas jacentes do Imperador D. Pedro ll e Dona Tereza Cristina. Nas laterais e no fundo as estatuas da Princesa Isabel e do Conde D’Eu.

Em frente á capela Imperial está o batistério com a pia batismal que procede da antiga Igreja Matriz (1848). O padroeiro da Matriz é São Pedro de Alcântara, venerado como o protetor da monarquia, estabelecido Poe D. Pedro l como patrono do império Brasileiro.



Referências Biblográficas:

pt.wikipedia.org/wiki/Petrópolis 


ttp://www.petropolis.rj.gov.br

Um comentário:

  1. Vocês viram que eles simplesmente acabaram com a escada de acesso lateral?

    ResponderExcluir